Digite usuário e senha.
Usuário:
Senha:
 

Esqueceu sua Senha?

Ainda não é cadastrado?
para ter acesso a resultados de exames e conteúdo exclusivo.
Contato

  Você está aqui: Página Principal » Serviços » Programas Especiais  
 


Mudar Tamanho do Texto: A a

O Laforvet visando atender determinado grupo de pacientes disponibiliza programas especiais que complementam o exame clínico na avaliação, prevenção e controle de doenças.



GERIÁTRICO

O que é geriatria?
O meu animal de estimação é geriátrico?
Ele está envelhecendo com saúde?
Quais os principais problemas do animal idoso?
Exames geriátricos melhoram a saúde dele?
Qual a importância de realizar exames geriátricos?
Meu animal é um candidato a realizar exames geriátricos?
O que é o Programa Geriátrico?
Cuidados especiais na terceira idade


O que é geriatria?

É o ramo da medicina e da cirurgia que trata dos problemas peculiares a idade avançada, neste caso, de cães e gatos.

O meu animal de estimação é geriátrico?

Tudo depende do tamanho. Ele passa a ser geriátrico ao alcançar as seguintes idades

Ele está envelhecendo com saúde?

Quando levamos para casa um filhotinho, tomamos todos os cuidados para que ele cresça forte e saudável. Sempre muito brincalhão, parece que jamais vai envelhecer. Mas, muitos anos depois, temos um animal idoso em casa e devemos continuar tratando dele da mesma forma, ainda que ele já não tenha a mesma disposição de outros tempos. Com certeza, é nesse momento que podemos retribuir todo o amor que ele nos deu todos os dias.

Temos de estar atentos à sua saúde, pois, assim como, as pessoas, o envelhecimento do seu animal de estimação faz com que seus órgãos sofram uma deteriorização lenta e percam sua capacidade de funcionar. É claro que existem animais que podem viver muito mais que a média e um dos fatores que contribuem para a longevidade é o cuidado que ele receberá quando começar a envelhecer.

Devemos tomar todas as precauções com relação à idade e ficar atentos, porque elas podem indicar o início de problemas de saúde.

Quais os principais problemas do animal idoso?

Estes animais estão sujeitos a muitas das mesmas doenças que acometem os seres humanos mais velhos- diabetes, doença renal, hepática e cardíaca, câncer, catarata, problemas dentários, hipotireoidismo e hipertireoidismo, artrose, dentre outras.

Exames geriátricos melhoram a saúde dele?

O animal idoso deve ser submetido a avaliações médicas periódicas e realizar exames rotineiros, pois são uma maneira fácil de prevenir doenças comuns na terceira idade.

Os exames geriátricos ajudam a estabelecer uma linha de base dos valores do animal saudável e a identificar precocemente os problemas em vez de esperar pelos sinais óbvios de doença trágica.

Com a realização de exames laboratoriais, os veterinários clínicos podem passar a ter uma abordagem melhor na manutenção da boa saúde do animal idoso, estendendo e melhorando a qualidade de vida dos mesmos.

Qual a importância de realizar exames geriátricos?

Muitos benefícios são obtidos quando se realiza exames geriátricos de rotina:

  • É a melhor maneira de monitorar a saúde dos principais órgãos de um animal mais velho;
  • Permite detectar transtornos geriátricos precocemente, antes que se tornem uma ameaça a vida;
  • Permite estabelecer um padrão para o animal, visto que conhecendo os valores normais deste é possível interpretar melhor os futuros resultados, caso o paciente desenvolva uma doença;
  • A identificação de doenças é uma importante prioridade antes de se anestesias um paciente mais velho para uma cirurgia ou procedimento odontológico.
  • Garantir o uso de medicamentos, ajudando a determinar se um animal deve receber uma dose reduzida de um medicamento ou até mesmo evitá-lo, pois podem ser perigosos para a sua condição ou estado de saúde.

Meu animal é um candidato a realizar exames geriátricos?

O exame geriátrico é recomendado para todos os animais idosos, bem como para qualquer animal de estimação que apresente um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Ganho ou perda de peso
  • Aumento da sede
  • Perda de apetite
  • Animais que serão submetidos a procedimentos anestésicos (limpeza dos dentes, cirurgia e outros procedimentos)
  • Alteração na micção
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Convulsões
  • Fraqueza, letargia, intolerância ao exercício
  • Problemas de pelagem
  • Mudança de comportamento
  • Tosse ou dificuldade de respirar

O que é o Programa Geriátrico?

O Programa Geriátrico são perfis de exames que o LAFORVET oferece visando complementar o exame clínico na avaliação, prevenção e controle dos problemas inerentes a idade avançada.

Converse com o clínico que assiste ao seu animal.

Cuidados especiais na terceira idade

Seu animal pode fazer-lhe companhia por mais tempo, em condições dignas e confortáveis de saúde. Para isto o médico veterinário é o profissional qualificado para avaliar o estado de saúde dele.

Realize exames laboratoriais do seu animal idoso semestralmente, assim você estará contribuindo para melhorar a saúde, longevidade e qualidade de vida do seu amigo.

Lembre-se que devemos continuar amando-o sempre, não o deixando de lado nem descuidando dele agora que não está tão lindo quando na sua infância. Afinal, ele foi seu fiel amigo, o mínimo que você pode fazer é cuidar para que a sua velhice seja a melhor possível.

Mesmo com todas as dificuldades vividas pelo animal idoso, ele ainda traz grandes alegrias e carinho para nós.

Cuidar é um ato de amor.


 

Laforvet © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Boom! Digital