Digite usuário e senha.
Usuário:
Senha:
 

Esqueceu sua Senha?

Ainda não é cadastrado?
para ter acesso a resultados de exames e conteúdo exclusivo.
Contato

  Você está aqui: Página Principal » Exames » Destaques  
 


Mudar Tamanho do Texto: A a

Mielograma
21/01/2009

O  que é mielograma?

O mielograma é uma análise citológica de  aspirado de medula óssea que tem a finalidade de avaliar a morfologia e o comportamento  das gerações de hemácias, plaquetas e leucócitos identificando possíveis mudanças.

Quando  o mielograma é solicitado?

O mielograma tem  sido amplamente utilizado na Medicina Veterinária por ser um excelente método conclusivo das neoplasias do  sistema hematopoiético (leucemias) ou auxiliar no diagnóstico das alterações  hematológicas inexplicáveis (displasias ou aplasias sanguíneas).

O aspirado de medula é também utilizado para  controle de quimioterapia nos animais leucêmicos, no estadiamento de animais  com linfoma, na avaliação de depósitos de ferro, na pesquisa de parasitas  (Leishmania, Ehrlichia, Histoplasma, Cytauxzoon, Babesia, outros), quando o animal  apresenta febre de origem desconhecida, hipercalcemia e hiperproteinemias  inexplicáveis.

Existe  algum risco para meu animal?

A realização da citologia aspirativa da  medula óssea apresenta mínimas complicações, mas é um procedimento que gera dor  e desconforto ao animal. Por isso, a Equipe do Laforvet toma todos os cuidados  para que o procedimento seja rápido, tranqüilo, seguro e indolor. Uma avaliação  pré-anestésica (anamnese e exame físico) é realizada para determinação do  protocolo anestésico. O acesso ao sítio de punção é preparado como para  execução de um ato cirúrgico, prevenindo possível infecção da medula por  microorganismos da flora cutânea residente.

Como  é feita a coleta?

A coleta é realizada no Laforvet, com hora  marcada, mediante encaminhamento pelo clínico que assiste ao animal. É  necessário entrar em contato com o laboratório para agendar data/hora e obter recomendações acerca do preparo do paciente para o  procedimento.


 

Laforvet © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Boom! Digital